Fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva fez um bom pronunciamento no evento de 41 anos do Partido, dia 8. A fala teve pouca repercussão, mesmo nas redes petistas e adjacências. Como falou o Lula sindicalista, cuidando de listar as perdas que a classe trabalhadora sofreu nos últimos anos, a Agência reproduz parte da fala. O ex-presidente, ao se dirigir a seus partidários, insistiu que o PT deve ir às ruas ouvir o povo.

TRECHOS PRINCIPAIS:

Ânimo – Petista não pode desanimar. Nós fomos criados pra falar por aqueles que não tinham vez e voz. Nascemos pra defender os direitos da classe trabalhadora e tentar provar que era possível construir um País mais justo.

MP da Liberdade Econômica – Um crime contra o trabalhador, porque quando ele aciona a empresa e perde é obrigado a pagar custas do advogado. O trabalhador está cerceado.

Desemprego e inflação – Desemprego subir pra 13,1%; número de Carteiras assinadas caiu. Alimentos acumulam alta média de 15,5% – três vezes maior que a variação do INPC.

Saídas – Não foram apenas a Mercedes e a Ford que saíram do País. Em 2020 saíram
R$ 87 bilhões pra outros países, o dobro do que havia acontecido em 2019.

Privatizações – O STF autorizou o fatiamento das subsidiárias da Petrobras pra que sejam vendidas sem aprovação do Congresso Nacional. Na lista de privatizações estão ainda a Eletrobrás, Correios, Casa da Moeda e a Dataprev.

Ruas – O Partido deve compreender, ao completar 41 anos, que o povo brasileiro está precisando do PT mais do que em qualquer outro momento. O PT precisa ir pra rua conversar com esse povo. Porque eu acho que o povo precisa se levantar, brigar. Essa política de terra arrasada vai transformar o Brasil, que já foi a 5ª economia mundial, numa república de bananas, onde os trabalhadores não terão direito.

Reforma Tributária – Alegam que reduzir carga tributária é bom pro Brasil. Todos os países pobres do mundo têm carga tributária muito baixa e todos os países ricos socialmente têm uma carga tributária em que os ricos pagam mais do que os pobres.

Mais – Clique aqui e assista ao pronunciamento.