Pela primeira vez, oito Sindicatos do ramo da alimentação criam Campanha Salarial unificada dos trabalhadores da JBS/Seara nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A negociação organizada desde agosto tem o objetivo de dialogar com a empresa para conquistar salários dignos e melhores condições de trabalho para toda a categoria.

Segundo o secretário-geral da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (Contac-CUT), José Modelski Júnior, essa negociação tem grande importância. “Existe unificação dos Sindicatos e Federação no Rio Grande do Sul também que, assim como esta iniciativa, fortalece nossa ação sindical”, afirma.

O dirigente lembra que o lucro líquido da JBS/Seara foi de R$ 4,4 bilhões no segundo trimestre de 2021. Isso representa um aumento de 29,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Estamos falando da maior empresa de proteína animal do mundo que não negocia e sempre busca fragmentar as entidades sindicais”, explica José. “Em Campo Grande, por exemplo, numa base de quase 5 mil, as negociações há mais de quatro anos têm sido decididas na Justiça”, ele conta.

União – De acordo com o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, é preciso unidade de toda a categoria para conquistar avanços e evitar retirada de direitos e desmonte na JBS/Seara.

“Unir forças, estabelecer parâmetros mínimos que mantenham a igualdade entre trabalhadores e reforçar a luta de forma conjunta.

Esse é o exemplo que precisamos seguir”, conclui o dirigente cutista.

MAIS – Acesse Contac e CUT.