Frentistas debatem, dia 8, protagonismo da mulher

0
166
Fenepospetro

No próximo dia 8 de Março, a Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e a Federação paulista da categoria (Fepospetro) promovem Encontro Nacional em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, das 9h às 12 horas.

Coordenado por Telma Cardia, secretária da mulher da Fenepospetro e presidente do Sinpospetro Guarulhos, o evento virtual contará com a presença de Eusébio Luiz Pinto Neto, presidente da Fenepospetro, e Luiz Arraes, da Fepospetro.

Para debater o cenário de desafios impostos às mulheres da categoria, foi convidada a dra. Martiliglei Aguiar, especialista em Direito do Trabalho, de Família e Sucessões. Durante a palestra, as participantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas.

Além elucidar dúvidas sobre direitos das trabalhadoras, o evento visa fomentar o protagonismo feminino na sociedade, no movimento sindical e na política. Segundo Telma Cardia, é preciso que as mulheres ampliem sua participação nos espaços de poder. Ela diz: “Nada nos é dado. Temos que lutar para ocupar os espaços onde são tomadas decisões que nos afetam”.

Desafios – Telma conta que os desafios das mulheres frentistas são inúmeros. Entre eles, a questão dos uniformes e da atuação das gestantes. “Os postos impõem um uniforme altamente inflamável às trabalhadoras e que não promove a transpiração, afetando a saúde da mulher. Sem falar na questão do constrangimento, da exposição da imagem e do assédio”, ela completa.

Governo – O Encontro abrirá uma série de plenárias, conta Telma. O objetivo é construir um documento a ser entregue aos governos e à primeira dama Janja. “Os governantes precisam nos ouvir. Não podem simplesmente aprovar uma lei sem conhecer nossa realidade. É preciso combater o feminicídio, a falta de isonomia e garantir os direitos sexuais e reprodutivos. Mas precisamos ser ouvidas”, reforça a sindicalista.

E para isso, ela afirma, é preciso que haja uma mudança de pensamento e de atitudes. “Por isso, daí a importância eventos como esse”, afirma Telma Cardia.

O encontro virtual será realizado pela plataforma Zoom. Clique aqui e ter acesso ao evento.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui