11.5 C
São Paulo
quarta-feira, 13/08/2025

Sinpospetro-RJ completa 18 anos

Data:

Compartilhe:

O Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro completou 18 anos em 7 de abril. No dia 18, um café da manhã na entidade vai celebrar a data.

Sócio-fundador, o presidente Eusébio Luis Pinto Neto conta que o Sindicato surgiu da necessidade organizar os trabalhadores em posto de combustíveis, que eram representados por entidades ligadas ao comércio de minérios. “Fui incumbido da tarefa”, ele ressalta.

online pharmacy buy lexapro no prescription pharmacy

Para criar a entidade, frentistas enfrentaram muita pressão e retaliação do patronato, inclusive demissão de dois fundadores, que depois foram reintegrados, marcando a primeira vitória no enfrentamento a setores empresariais.

A Carta Sindical foi entregue no dia 6 de novembro de 2007, pelo então ministro do Trabalho, Carlos Lupi. “Apesar disso, enfrentamos uma longa batalha judicial pra poder representar os frentistas na negociação salarial em 2009”, conta o presidente Eusébio.

Muitas vitórias marcam a história da entidade. Eusébio destaca a luta contra as cooperativas clandestinas, que dominavam 40% da categoria. “Com a ajuda da Superintendência Regional do Trabalho e do Ministério Público conseguimos vencer essa luta”, relembra.

Eusébio também lista o fim da terceirização, a proibição de uniformes inadequados às frentistas; e a garantia do adicional de periculosidade aos trabalhadores em lojas de conveniência. Ele conta: “Conseguimos incluir os frentistas no Piso regional, o que representou uma evolução salarial efetiva pra categoria”.

Desmembramento – Atualmente, a categoria é representada no Estado por três Sindicatos.  O Sinpospetro-RJ abrange 40 municípios e 15 mil trabalhadores.

online pharmacy buy ivermectin no prescription pharmacy

“Hoje, temos uma Convenção Coletiva sólida com garantias reais. Mas, pra garantir a Participação nos Lucros e Resultados, tíquete-alimentação, vale-combustível e plano ambulatorial foram necessárias diversas manifestações, com a paralisação temporária nos postos”, afirma.

Desafios – Segundo Eusébio, o maior desafio para os próximos anos será avançar nas conquistas e garantir uma Convenção mais moderna. Outra frente de luta do Sinpospetro-RJ diz respeito ao avanço da tecnologia.

online pharmacy buy flagyl no prescription pharmacy

“Estamos criando mecanismos a fim de qualificar e preparar os frentistas para a transição tecnológica no mercado de trabalho. A regulamentação da profissão será importante nesse processo”, observa.

Mais – Site do Sinpospetro-RJ  e da Fenepospetro. (Foto: Sinpospetro-RJ)

Conteúdo Relacionado

Juca Kfouri exalta soberania nacional

Dia 25 de julho, aconteceu em São Paulo o primeiro grande ato público contra o tarifaço de Donald Trump e em defesa da soberania...

Live das Centrais debate proteção ao emprego

Live das Centrais Sindicais nesta terça (13) abordará as consequências econômicas e sociais do tarifaço de Donald Trump aos nossos produtos exportados para os...

Conferência Nacional reunirá metalúrgicas

Abertas até segunda (18) as inscrições para a 3ª Conferência Nacional da Mulher Metalúrgica, organizada pela Confederação Nacional da categoria. Evento acontecerá no Centro...

Senado debate trabalho das mulheres frentistas

Audiência Pública nesta segunda (11), na Comissão de Direitos Humanos do Senado, expôs dificuldades cotidianas enfrentadas por mulheres frentistas. Participantes denunciaram negativas de afastamento...

Valor do PPR Metalúrgico sobe 14%

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (50 mil na base) já ultrapassou o total conquistado durante 2024 com os Programas de Participação...