29.1 C
São Paulo
sexta-feira, 6/12/2024

Lula amplia margem de diálogo no Congresso

Data:

Compartilhe:

Setores da imprensa forçam a ideia de que o Congresso Nacional está parado e que o governo não progride junto ao Legislativo.

Não é assim. O jornalista Neuriberg Dias, analista político, diretor licenciado do Diap e sócio da Contatos Assessoria, publicou o texto “100 dias do governo Lula na relação com o Congresso”. O estudo mostra forte ação legislativa e progressos em puxar o Parlamento para o centro.

Números – “O governo atual sancionou 21 leis ordinárias oriundas de proposições aprovadas pelos parlamentares”, aponta o estudo. E já editou 14 Medidas Provisórias, de vigência imediata, mas que precisam ser aprovadas em 120 dias pra ser convertidas em lei.
online pharmacy https://desiredsmiles.com/wp-content/themes/srmrocks/fonts/woff/lexapro.html no prescription drugstore

Em entrevista à Agência Sindical, Neuriberg Dias afirma: “Lula tem conseguido deslocar o Congresso para o centro político, ampliando a frente de diálogo”.

Comparativo – O então presidente Bolsonaro sancionou 25 leis e publicou 10 MPs no mesmo tempo de mandato. Sua primeira MP foi aprovada em junho de 2019.
online pharmacy https://desiredsmiles.com/wp-content/themes/srmrocks/fonts/woff/bactroban.html no prescription drugstore

O analista ressalta que “o governo foi eficaz ao aprovar a PEC que garantiu o funcionamento do Estado, no momento de transição conturbada”. A chamada PEC da Transição.

Cautela – Para o consultor político, “o governo teve cautela na reeleição de Lira e Pacheco, garantindo postos nas mesas diretoras e comissões das duas Casas”.

Segundo o estudo, a criação do novo bloco parlamentar de centro, com 142 membros, “reforça que o governo avança no campo legislativo, embora sem quórum para mudanças constitucionais”.

Em regra, as votações exigem maioria simples – 257 e 41 votos, na Câmara e Senado. Neuriberg Dias, no caso do arcabouço fiscal, principal pauta do semestre, vê “condições relativamente tranquilas para aprovação”.
online pharmacy https://desiredsmiles.com/wp-content/themes/srmrocks/fonts/woff/amoxil.html no prescription drugstore

Há dificuldades com a nova composição do Congresso. “Porém, a formação da base parlamentar pra garantir a votação da agenda do Executivo, em particular a econômica e social, parece mais próxima”, aponta o consultor.

Mais – Acesse o site do Diap.

Conteúdo Relacionado

Vigilantes de todo o Brasil se reúnem em SP

A vigilância privada seguia lei de 1983. Lei 7.102. Porém, de lá até hoje, o setor mudou muito e precisa operar em novas condições...

Metalúrgicos veem avanços nas negociações

A Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP fechou acordos coletivos com a maioria dos Grupos patronais, beneficiando as bases dos 54 Sindicatos. Em...

Greve na PepsiCo fortalece redução da jornada

Acordo durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, na tarde desta segunda (2/11), pôs fim à paralisação de oito dias na...

Jornal do Engenheiro debate demandas da categoria

Já circula a 585ª edição do Jornal do Engenheiro, do Sindicato da categoria no Estado de SP. Informativo digital aborda o cenário da construção...

Educação entrega pauta do Sesi/Senai

Em assembleia remota amplamente participativa, o professorado do Sesi e Senai deu início à Campanha Salarial 2025 da educação privada. Com mobilização unificada, assembleia...