Dados da pesquisa Genial/Quaest sobre as intenções de voto para a eleição presidencial de outubro colocam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto, na liderança. O presidente Jair Bolsonaro segue em segundo, com 26%. Foram ouvidas 2 mil pessoas entre os dias 10 e 13 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A média de Lula na liderança se manteve estável em comparação a fevereiro, com a mesma porcentagem. Já Bolsonaro tinha 24% e cresceu dois pontos percentuais.

Os dois pré-candidatos seguem com larga vantagem sobre os demais. Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Sergio Moro (Podemos), com 6%, aparecem tecnicamente empatados na sequência. Em fevereiro, Ciro computava os mesmos 7%, enquanto Moro marcava 8%.

Na simulação de um eventual segundo turno, a pesquisa revela que o petista teria 54% dos votos, contra 32% do atual presidente.

O prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definição de candidaturas é 15 de agosto.

Espontânea – Na pesquisa que não é apresentada uma lista de possíveis candidatos ao eleitor, o primeiro nome citado também é o de Lula, em 27% dos casos. Bolsonaro é lembrado por 19% dos pesquisados, enquanto os outros somam 3%. Os indecisos representam 48% do total.

Avaliação – Para 49% dos entrevistados, a avaliação do governo de Jair Bolsonaro é negativa; 24% consideram positiva a administração; outros 25% consideram como regular a atuação do atual presidente; e 2% não souberam ou não quiseram responder.