A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) dá início nesta sexta, dia 1º de julho, às negociações com o setor patronal para a campanha salarial da categoria. A primeira reunião ocorre às 15 horas.

Na pauta de reivindicações, os funcionários da estatal buscam a reposição integral do INPC do período de 1º de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022, mais R$ 300,00 de aumento real, vale-alimentação ou refeição no valor de R$ 50,00 por dia trabalhado, vale-cesta de R$ 600,00, a volta do Vale Cultura, 70% de férias, bem como o retorno de cláusulas retiradas nas últimas campanhas.

Segundo o vice-presidente da Findect, Elias Cesário (Diviza), nos últimos anos a categoria foi submetida a diversos ataques por parte do governo e uma das principais lutas deste ano será pela retomada desses direitos. “Temos uma preocupação muito grande em reconquistar os direitos roubados por esse governo e ampliá-los. Os Sindicatos e trabalhadores estão mobilizados pra fazer uma campanha salarial vitoriosa”, afirma.

Unidade – Os trabalhadores dos Correios contam com duas Federações. Além da Interestadual, há a Federação Nacional (Fentect). De acordo com Ronaldo Leite, da Findect, as negociações são similares.

“Embora as pautas sejam distintas, o Acordo Coletivo de Trabalho é um só. As duas Federações costumam marcar as mesmas datas de assembleias pra decretar greve ou avaliar as propostas feitas pela direção da empresa”, explica Ronaldo. E completa: “Mesmo assim, é de autonomia de cada Sindicato a definição de assinar ou não o Acordo Coletivo negociado”.

Privatização – Além da luta pelo reajuste e direitos, os trabalhadores dos Correios seguem mobilizados contra a tentativa de privatização da empresa. Até o momento, o Projeto de Lei 591/2021 está parado no Senado. Diviza avalia que agora é hora de ir a campo defender melhores condições de trabalho e a estatal.

“A mobilização é muito importante pra uma campanha salarial forte, com disposição de luta pra reconquistar direitos e uma proposta salarial que contemple os anseios da categoria”, conclui Diviza.

MAIS – Site da Findect.