Após negociação conduzida pelo Sindicato dos Padeiros de São Paulo, os trabalhadores aprovaram em assembleia segunda (4), na subsede da entidade em Santo André, o acordo da campanha salarial 2022/2023 dos empregados nas empresas de panificação das sete cidades que compõem o ABC paulista. A data-base é 1º de junho.

A ação foi conduzida pelo presidente em exercício do Sindicato, Pedro Pereira. “Esta campanha ocorreu ainda em cenário de dificuldades econômicas, mas negociamos muito e conseguimos conquistar importantes avanços pra categoria, além da manutenção das cláusulas da Convenção Coletiva”, afirma o dirigente.

Beneficiados cerca de 12 mil trabalhadores com reajuste de 11,30% nos salários; o bônus pelo Dia do Padeiro (celebrado em 8 de julho) subiu para R$ 110,00; Abono de R$ 192,47 nas empresas com até 15 funcionários, R$ 349,13 nas padarias que empreguem entre 16 e 40 pessoas, e R$ 508,02 nas que tenham mais de 41 profissionais em atuação.

Outra conquista da categoria foi no Adicional Noturno, que subiu de 35% pra 37% àqueles que exercem suas funções entre 22 e 5 horas. Além disso, foi reafirmada a obrigatoriedade de fazer as homologações no Sindicato dos Padeiros.

Pisos – Confira abaixo a tabela salarial da categoria.

Empresas com até 60 empregados: R$ 1.713,97 (a partir de 1º de junho), R$ 1.750,25 (a partir de 1º de outubro) e R$ 1.786,53 (a partir de 1º de janeiro de 2023).

Empresas com mais de 60 empregados: R$ 1.844,66 (a partir de 1º de junho), R$ 1.883,71 (a partir de 1º de outubro) e R$ 1.922,75 (a partir de 1º de janeiro de 2023).

SP – “Iniciaremos a mobilização entre agosto e setembro, com a formulação da pauta de reivindicações e início das negociações com o setor patronal. A data-base na Grande São Paulo é 1º de novembro”, informa Pedro Pereira.

Chiquinho – O presidente do Sindicato dos Padeiros, Chiquinho Pereira, está licenciado do cargo na entidade e também na Federação dos Padeiros desde o dia 1º de junho, em respeito à legislação eleitoral. O dirigente disputará cargo eletivo neste ano.

MAIS – Site dos Padeiros de SP.