Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mônica Levi alerta que as pessoas que estejam com sintomas ou que já tenham testado positivo para Covid-19 a partir de exame RT-PCR devem evitar tomar as vacinas disponíveis por um período.
De acordo com Mônica, “como atualmente a Covid-19 varia desde pessoas assintomáticas até casos que evoluem para morte, as pessoas com sintomas leves também não devem ir aos locais de vacinação”.
A especialista explica que o recomendado nos casos de sintomas da doença é de adiar a vacinação em quatro semanas, para garantir que se encerre a janela de transmissão do coronavírus, bem como para recuperação do sistema imunológico. “Não há preparo imunológico ou comportamental que se recomende para nenhuma das vacinas”, afirma.
Contraindicações – Mônica Levi alerta que só há contraindicações, até o momento, para pessoas que desenvolveram reações alérgicas de natureza variada, mas para isso é preciso se consultar com um médico para verificar se algum componente na formulação do imunizante pode ser contraindicado.