O setor industrial nacional apresentou alta em oito dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-Regional), na passagem de setembro para outubro. O resultado foi divulgado pelo IBGE.
A maior influência no resultado foi o Paraná, que cresceu 3,4%. É a sexta taxa positiva consecutiva da indústria paranaense, com ganhos acumulados de 51,5% nesse período.
Pernambuco (2,9%) e Santa Catarina (2,8%) também tiveram crescimento acentuado. A indústria pernambucana volta a crescer após registrar recuo em agosto (-3,0%) e setembro (-1,1%). Já o setor catarinense registra uma alta acumulada de 52,4% entre maio e outubro de 2020. A região Nordeste (1,7%) também teve alta maior do que a média nacional (1,1%).
Os estados do Mato Grosso (1,1%), do Ceará (0,5%), de São Paulo (0,5%) e de Minas Gerais (0,4%) completam a lista de locais com aumento de produção industrial em outubro, com destaque para a indústria paulista, que apesar da alta menor que de outras regiões, teve a segunda maior influência, dado o tamanho do parque industrial.
Tradicional motor da indústria do estado, o setor de veículos também foi importante para a taxa positiva, lembra o especialista. O estado registrou a sexta taxa consecutiva, com acumulado de 47% no período, e está 5,3% acima do patamar pré-pandemia de fevereiro.