Um professor da Escola Estadual Amaral Wagner, em Santo André (SP), foi afastado pela Secretaria de Educação após ter circulado no pátio da instituição de ensino vestido com roupa semelhante à da organização Ku Klux Klan.

O episódio ocorreu em 8 de dezembro, mas se tornou viral pelas redes sociais nesta segunda (20).

Durante a Semana Temática e da Olimpíada, alunos e professores puderam escolher um traje pra participar de Desfile de Fantasia.

Na quarta (22), houve manifestação de estudantes, professores, movimentos sociais e, principalmente, movimentos negros. Segundo os organizadores, a ideia é não permitir que a apologia à violência e ao racismo seja naturalizada e banalizada.

A Ku Klux Klan é um movimento racista, antissemita e anticomunista nascido nos Estados Unidos, no Século XIX.

Após a grande repercussão negativa nas redes sociais, o professor foi afastado de suas funções. Segundo a Secretaria de Educação, ele não retornará para a sala de aula até o término da apuração preliminar que será conduzida pela Pasta.

A Diretoria de Ensino de Santo André também formou comissão interracial para averiguar o caso do professor vestido com os trajes da Ku Klux Klan. Em Nota, a Secretaria afirmou que não admite qualquer forma de discriminação e injúria racial.

*Com informações do portal Brasil de Fato e Folha de S. Paulo.