Ficou lotado na sexta (29) o auditório Presidente João Goulart na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região (Grande São Paulo). Entidade filiada à Força Sindical.

Segundo a diretoria, cerca de 200 pessoas participaram, entre cipeiros, delegados sindicais, jovens trabalhadores e integrantes de RHs – havia representantes de 58 fábricas.

Chamado “Encontro dos Metalúrgicos: Juventude & Cipa – Pela prevenção de acidentes e contra o assédio no trabalho – NR-5”, o evento também ajuda a mobilizar a categoria, em campanha salarial, data-base 1º de novembro.

Participação – Josinaldo José de Barros (Cabeça) preside o Sindicato. Ele avalia: “Excelente o nível das perguntas e questionamentos. Temas como Cipa, assédio e emprego do jovem foram discutidos com grande interesse”. Cabeça também valoriza a qualidade das palestras.

Desde o começo da década de 80, o Sindicato dispõe de Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador. Quem responde pelo setor é o diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo). Ele diz:
“O empenho da nossa diretoria e dos cipeiros foi decisivo para o êxito do evento. Em novembro, faremos Seminário específico. Vamos aprofundar questões de saúde, Cipa, assédio, NR-15 e outros temas afins”.

Cipeiros – Anderson Azevedo, eletricista da Rossetti e membro da Cipa, se disse contemplado. E comenta: “Importante esse aprendizado que levo pra fábrica. Saio daqui mais preparado”.

Fabiana Marques, analista de qualidade e cipeira da Incoflandres, participou pela primeira vez.

Ela Observa: “Muito oportunos os temas. Retorno pra empresa e minha casa com outro olhar voltado aos jovens.” Para o instrumentista da Mayekawa, Vagner dos Santos, o aprendizado torna-o agente multiplicador. E garante: “Levarei pra outros companheiros o que aprendi aqui”.

Todos os participantes receberam certificado. O Sindicato tem intensificado o apoio às Cipas e ao combate a problemas como acidentes e assédio.

Mais – www.metalurgico.org.br

Cipa