O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de SP (Sintracon-SP), Antonio de Sousa Ramalho, alerta para a dificuldade de toda a classe trabalhadora para a alimentação. O índice de reajuste da cesta básica de alimentos foi de 19,54% nos 12 últimos meses, conforme pesquisa do Dieese.

O presidente do Sintracon afirma que, além da inflação, que já ultrapassou os dois dígitos, existem outras coisas que assustam bastante, como a carga tributária. “O Brasil tem a maior carga tributária do mundo, mas quem paga imposto pra valer aqui são os consumidores, os trabalhadores”, conta Ramalho. Para ele, isso impacta na compra de alimentos.

Mas, para que a categoria não fique desamparada, o Sintracon tem promovido ações que visam a boa alimentação dos empregados em obras. É o caso da Padaria na Obra, projeto criado pela entidade que oferece pão fresquinho, frios, frutas e café de qualidade nos canteiros.

Ramalho diz: “Sem nenhum custo a mais, o funcionário tem o pão quentinho, com frios, tudo fresquinho. Tudo isso pra motivar a categoria. São 102 canteiros contemplados e a coisa mais positiva é que o número de acidentes caiu para zero”. O dirigente conta que a maioria dos acidentes nos locais de trabalho ocorriam entre 10 e 11 horas da manhã. E a maioria era por falta de alimentação.

Convenção – Além da Padaria na Obra, a Convenção Coletiva assinada com o patronal Sinduscon garante tíquete-refeição, lanche da tarde e supermercado. De acordo com o presidente do Sintracon, essa é uma marca da entidade. “É importante que o trabalhador esteja bem alimentado na obra. Mas nesse momento de crise que vivemos, é importante também que sua família esteja bem alimentada”, conclui Ramalho.

MAIS – Acesse o site do Sintracon-SP.