Marcos Verlaine, consultor sindical do Diap, escreve caudaloso artigo sobre os desafios políticos e de organização para o sindicalismo.

Segundo o texto Movimento Sindical: uma pauta e seis diretrizes, “a pauta – que precisa começar a ser executada desde já, estende-se até 2022 -, pode ser composta de seis grandes pontos ou diretrizes. Destas, cinco (estão) passam pelo Congresso: 1) Reformas Administrativa; 2) Tributária; 3) Sindical; 4) Trabalhista; 5) Auxílio Emergencial; e 6) Eleições 2022”. Ele também acresce a Comunicação Sindical, “sem a qual as organizações ficariam ainda mais isoladas no plano da comunicação de massa”.

Para o consultor, “a estrutura sindical e sua organização envelheceram”. Cabe buscar e encontrar a forma mais adequada de organizar e estruturar os trabalhadores. Sem sindicalismo, o processo civilizatório fica mais lento”. No entender de Verlaine, “daí a relevância de o Movimento pra recuperar protagonismo”. Ele destaca que a 10ª Vara da Fazenda Pública da capital paulista suspendeu, dia 8, a eficácia de artigos de lei e decreto que retiravam isenção tarifária a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos nas linhas urbanas. A ação foi proposta pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos e o Sindicato dos Metalúrgicas de SP e Mogi das Cruzes”.

LEIA MAIS – Clique aqui e leia o artigo na íntegra.