A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) fará reunião da Executiva Nacional dia 21, segunda-feira. Um dos temas é a participação na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, em 7 de abril. A informação é do secretário-geral, Alvaro Egea.
As Centrais têm até o dia 21 pra oficializar documento próprio. As propostas ajudarão a compor a Pauta da Classe Trabalhadora da terceira Conclat, cujos pilares são Emprego, Renda, Democracia e Vida. Alvaro ressalta que a CSB respeitará a data-limite.
Em setembro de 2021, a Central dos Sindicatos Brasileiros realizou o 3º Congresso, que debateu um projeto nacional de desenvolvimento, apoiado no crescimento e soberania.
As bases daquelas resoluções nortearão a contribuição da CSB à Conferência, em 7 de abril. “Nosso Congresso foi precedido de Seminários temáticos em julho e agosto. As propostas dos Sindicatos, Federações e Confederações para a pauta da Classe Trabalhadora nasceram naqueles eventos”, explica.
Passos – Encaminhadas as propostas de cada uma, as 10 Centrais vão elaborar o documento final da Conclat. “A Pauta deverá sintetizar as propostas e decisões apontadas pelo conjunto do sindicalismo”, ressalta o secretário-geral.
De acordo com Egea, “o documento a ser aprovado em 7 de abril será a Pauta Nacional da Classe Trabalhadora, mas os filiados poderão fazer eventos nos Estados, definindo agendas específicas”. No caso, pra debater com candidatos aos governos, Câmara e Senado.
Forma – A terceira Conferência Nacional da Classe Trabalhadora terá forma híbrida. A parte presencial ocorrerá em São Paulo. Além da transmissão pela TVT (TV dos Trabalhadores), o evento poderá ser acompanhado pelas redes sociais das entidades.
MAIS – Acesse o site da CSB.