No dia 28 de agosto de 1983, ainda sob a ditadura militar, nascia a Central Única dos Trabalhadores – CUT. Naquela época, a classe trabalhadora enfrentava ataques brutais. E é com a mesma disposição de 38 anos atrás que, neste sábado, a Central celebra o aniversário de sua fundação.

Para marcar a data, a CUT promove evento virtual, a partir das 14 horas, com transmissão pelas redes sociais. A Agência Sindical também transmite. No evento, participam cerca de 30 convidados, entre ex-presidentes da entidade, lideranças de movimentos sociais, de partidos políticos e de outras Centrais Sindicais.

Segundo Sérgio Nobre, presidente da Central, são quase quatro décadas de lutas que contribuíram para transformar a classe trabalhadora e a sociedade. “Em todos esses anos, a gente promoveu a solidariedade de classe, marcou presença nas lutas por melhores salários e condições de trabalho, contra injustiças sociais, por igualdade, contra a discriminação racial, em defesa dos direitos humanos”, relembra o dirigente.

Para ele, essas lutar foram fundamentais para as vitórias da classe trabalhadora no Brasil. “Mas esse período de grandes avanços, infelizmente, terminou”, lamenta. “Veio o desastre com a eleição de Bolsonaro, em 2018, um presidente que arrastou o Brasil para a crise, o obscurantismo, a fome, a carestia, o desemprego, a morte de mais de meio milhão de brasileiros por seu negacionismo da pandemia”, explica.

“Esse cenário adverso nos coloca diante do desafio de olhar o passado e buscar, nas experiências que vivemos, o conhecimento necessário para enfrentar os desafios do presente e do futuro. Esse é o sentido da celebração dos 38 anos de existência da CUT”, afirma Sérgio Nobre.

Assista – A live de comemoração ao aniversário da CUT vai ao ar no sábado (28), às 14 horas. A Agência Sindical transmite pelo Facebook.

MAIS – Acesse o site da CUT.