A 10ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP) começa nesta quinta (12) e vai até sábado (14). O evento, que será realizado no formato virtual, ocorre em momento em que a Petrobras é a peça chave do debate nacional.

Participam delegações de petroleiros de Sindicatos filiados à FUP, a fim de debater e promover grupos de trabalho para definir estratégias da categoria para as campanhas reivindicatórias deste ano. O fortalecimento e reconstrução do Sistema Petrobras, além do resgate da soberania nacional, também serão discutidos.

O tema da Plenária da Federação deste ano é “Basta de retrocesso: Pela reconstrução do Brasil”. Com esse tema, os petroleiros reforçarão a luta contra a privatização da Petrobras, além de apontar meios que possibilitem a mudança na atual política de preços da empresa, que busca o lucro de acionistas em detrimento da classe trabalhadora do País.

Segundo o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, o responsável pelos aumentos abusivos nos combustíveis é o presidente da República, Jair Bolsonaro. Vale lembrar que, somente em seu governo, a gasolina acumula alta de 155,8% nas refinarias, o óleo diesel subiu 165,6% e o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), 119,1%.

“Bolsonaro debocha do povo brasileiro ao culpar a Petrobras pelos aumentos sucessivos nos preços dos combustíveis. Ele deveria acabar com a atual política de preços dos combustíveis e fazer com que a Petrobras tivesse uma política que levasse em consideração seus custos internos de produção e refino de petróleo”, avalia Deyvid.

“Ele poderia acabar com o PPI. Mas ele não faz isso pra não desagradar os acionistas, que hoje ganham muito dinheiro às custas da população brasileira”, afirma o coordenador-geral da FUP.

Serviço – A 10ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros se inicia nesta quinta, 12, às 14 horas. Vai até sábado, 14. Clique aqui e acesse a programação completa do evento.

MAIS – Acesse o site da FUP.