O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (Sindmetal), em parceria com o Espaço da Cidadania, divulgou que 85% das vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD) são preenchidas nas empresas da base. O percentual é maior que a média nacional, atualmente em torno de 55%.

Dados são da 16ª Pesquisa “Lei de Cotas: Trabalhadores com Deficiência no Setor Metalúrgico”, que mostra que há trabalhadores com deficiência em todos os setores. O estudo é realizado através de questionários, que foram respondidos por 63 metalúrgicas, com mais de 100 funcionários, em dezembro de 2021.

Os destaques são as filiais, que atingiram 135,1% de ocupação das vagas PCD, superando as contratações exigidas por Lei.

As matrizes alcançaram 80,9%. Por setor, os fabricantes de autopeças e forjaria lideraram as admissões, com 93,4%.

Marcel Simões, diretor do Sindmetal, fala sobre o trabalho da entidade: “Este resultado destaca a importância da negociação durante a Campanha Salarial da categoria. Isto porque a contratação de trabalhadores com deficiência e acessibilidade é uma das cláusulas da Convenção Coletiva do setor de autopeças”.

Tipos – Ainda existe preferência por contratação de pessoas com deficiência física e auditiva, que juntas representam 71,9% das vagas ocupadas. As pessoas com deficiência múltipla, intelectual e psicossocial somam 5,4%. Os reabilitados são 9,4%.

José Carlos do Carmo, coordenador estadual do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho, falou durante o evento de divulgação da Pesquisa. “É fundamental para que tenhamos dados que podem indicar os resultados das ações desenvolvidas. Eles são muito interessantes e demonstram a questão do preconceito”, avalia.

Espaço da Cidadania – Criada e coordenada por Carlos Aparício Clemente, ex-diretor do Sindicato que ajuda a entidade e conduz os projetos de inclusão, a ONG Espaço da Cidadania nasceu em 14 de fevereiro de 2001, com o objetivo de estimular o debate sobre políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades.

MAIS – Acesse os sites do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e do Espaço da Cidadania.