O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (Sindmetal), em parceria com o Espaço da Cidadania, divulga na próxima quarta (9) a 16º Pesquisa Lei de Cotas – Trabalhadores com Deficiência no Setor Metalúrgico de Osasco e Região. O estudo tem a finalidade de mostrar como as empresas abrem espaços para estes trabalhadores.

O lançamento acontece de forma híbrida.
online pharmacy https://www.arborvita.com/wp-content/themes/spacious/inc/new/zithromax.html no prescription drugstore

A parte presencial será na sede do Sindmetal, já a parte online contará com transmissão pelo Facebook da entidade. O início está previsto para as 9 horas.

“A Pesquisa da Lei de Cotas é feita sempre com dados de dezembro do ano anterior e são feitas três perguntas às empresas com mais de 100 trabalhadores: Quantos funcionários possuem; quantos deles têm algum tipo de deficiência; e como é a distribuição por tipo de deficiência”, explica Carlos Aparício Clemente, ex-diretor do Sindicato que ajuda a entidade e conduz os projetos de inclusão.

Dificuldades – Segundo Clemente, a maior dificuldade é em relação à fiscalização da Lei de Cotas. Ele relata: “O Ministério do Trabalho não tem gente suficiente para fiscalizar. Já são sete anos com essa dificuldade. Mesmo assim, a maioria das empresas tem cumprido a obrigação de contratar pessoas com deficiência”.
online pharmacy https://www.arborvita.com/wp-content/themes/spacious/inc/new/doxycycline.html no prescription drugstore

Contratação – Atualmente, só as empresas com mais de 100 trabalhadores são obrigadas a cumprir a Lei de Cotas. “Mesmo assim, quem já tinha a prática de contratar, mantém funcionários com deficiência no quadro”, conta Clemente.
online pharmacy https://www.arborvita.com/wp-content/themes/spacious/inc/new/flexeril.html no prescription drugstore

Ele segue: “Mesmo sem a fiscalização, os números que vamos apresentar são surpreendentes. Muitas empresas contam com mais cotistas do que a Lei exige”.

Espaço da Cidadania – Criada e coordenada por Clemente, a ONG Espaço da Cidadania nasceu em 14 de fevereiro de 2001, com o objetivo de estimular o debate sobre políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades. Ela funciona com a ajuda de vários colaboradores voluntários, de diferentes cidades, portadores de deficiência ou não.

MAIS – Acesse os sites do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e do Espaço da Cidadania.