Com as recorrentes altas nos preços de alimentos básicos, nas contas de energia, na gasolina e gás de cozinha, o brasileiro se vê cercado e a inflação começa a preocupar em todas as classes sociais.

De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação para famílias com renda entre um a 40 salários mínimos, a carne bovina, por exemplo, acumula alta de 9,30% em 12 meses, com o quilo custando mais de R$ 40,00. O óleo de soja é outro item básico que sofre elevação constante no valor, chegando a R$ 8,00 o litro.

Afora os alimentos, a gasolina chega a custar R$ 7,00 o litro em algumas bombas espalhadas pelo País. O botijão de gás de cozinha, de 13 quilos, beira os R$ 100,00. Nos últimos 12 meses, o gás teve alta de 30%.

Segundo o coordenador de índices de preços da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Braz, a inflação neste ano pega todos os brasileiros. “Está mais democrática: atinge ricos e pobres”, afirma.

Para ele, enquanto o preço subia para os alimentos, apenas os mais pobres sofriam mais esse impacto. Agora, as famílias de média e alta renda estão sentindo na pele a inflação.

INPC – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação pra famílias com rendimentos de um a cinco salários mínimos, subiu 1,02% em julho. Em 12 meses, acumula 9,85% de crescimento.

MAIS – Acesse FGV ou IBGE.