Em início de campanha salarial, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual – Sindcine – realiza nesta terça (5), a partir das 19 horas, assembleia online para decidir o que será negociado com o sindicato patronal. A data-base da categoria é 1º de maio.

Serão apresentadas na reunião as seguintes propostas de reivindicações: reajustes de salários, cachês, vale-refeição, seguro de vida e seguro de acidentes pessoais; adicional noturno para filmagens; telemedicina e desconto para medicamentos; igualdade de direitos para pessoas LGBTQIA+; licença casamento para união estável e reconhecimento de união afetiva; direito de não ser importunado fora do horário de trabalho; criação de estrutura nas produtoras para denúncias de assédio ou violência.

“Se aprovadas, vamos tentar incluir essas cláusulas na Convenção Coletiva. Temos uma nova geração de trabalhadores do nosso setor que se interessa em participar das discussões”, explica Sonia Santana, presidenta do Sindcine.

Participantes – Qualquer trabalhador do setor audiovisual (produções, locadoras, administrativo de produtoras, estúdio de dublagem etc) pode participar. Tanto os contratados como CLT quanto os profissionais que atuem como Pessoa Jurídica (PJ). Não precisa ser filiado ao Sindcine, nem ter DRT, basta trabalhar no setor.

Validade – Após a assembleia, o Sindcine vai elaborar a Pauta de reivindicações e negociará com o patronal pra incluir o que for definido na Convenção Coletiva de Trabalho. Quando houver um acordo entre as entidades, a CCT alterada passa a ter validade.

MAIS – Acesse o site do Sindcine. Ou clique aqui para participar da Assembleia, às 19 horas.