A União Geral dos Trabalhadores (UGT), junto com o Sindicato dos Comerciários de SP (SEC) e em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Capital paulista promoveu, dia 30, live sobre os 40 anos de luta contra a Aids. O evento ocorreu na sede dos Comerciários.
O presidente da UGT e do SEC, Ricardo Patah, anunciou durante a abertura do evento que será assinada uma carta de compromisso, que terá o apoio de entidades sindicais e do setor privado a fim de que seja coibida a discriminação que as pessoas portadoras do vírus HIV sofrem no mercado de trabalho.
“Muitas vezes, as pessoas não são contratadas para um posto de emprego por ser portador do vírus da AIDS. Isso é uma discriminação odiosa. Nosso compromisso é encaminhar esse documento pra todas as empresas”, afirma Patah.
Para o dirigente, o setor patronal deveria se orgulhar de dar uma oportunidade de emprego a essas pessoas e valorizar a igualdade. “É uma questão de objetivo de sustentabilidade, pra que a gente possa ter esperança de um mundo diferente”, avalia o presidente da UGT.
A live do lançamento da campanha de 40 anos de luta contra a Aids foi ao ar no dia 30, anterior ao Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro), e contou com a participação de dirigentes sindicais, especialistas em saúde e sexualidade, membros do quadro de direitos humanos do município e também do Estado de SP.
Aids – A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids/Sida) foi descoberta em 1981. Após quarenta anos desde que os primeiros casos foram relatados, o HIV ameaça o mundo, que está longe do compromisso de acabar com o vírus. Detectar o HIV positivo de forma precoce aumenta a expectativa de vida. Faça o exame. Procure a Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde e se informe.
MAIS – Portal do Ministério da Saúde.