20.1 C
São Paulo
domingo, 27/04/2025

Vargas Netto orienta ação sindical

Data:

Compartilhe:

Consultor sindical experiente e independente, João Guilherme Vargas Netto volta a chamar atenção para o tripé da ação sindical. Ele chama da VIA – Vacina, Isolamento e Auxílio Emergencial.

Seu novo texto faz um apelo direto às direções das entidades de classe: “Enquanto aguardam convocação de novas manifestações de rua, as direções sindicais deveriam cumprir as tarefas decorrentes da estratégia da VIA, que adotaram”.

Para Vargas, é urgente o que chama de “subida às bases”. Argumenta seu texto: “Com a doença assolando a população, com o desemprego, o desalento e a carestia, a própria situação dos empregados formais se deteriora e se complica, exigindo pronta intervenção dos Sindicatos”.

Nesse sentido, prossegue, o movimento deve se engajar para “a aplicação dos protocolos sanitários nas empresas, vacinação, PLRs compatíveis e a qualificação dos empregados, a vigilância para o cumprimento dos acordos e convenções e a resistência ao desemprego”. A seu ver, essas iniciativas “formam uma pauta mínima de preocupações intervenção ao lado dos trabalhadores”.

Manifestações políticas e atos “Fora Bolsonaro” não podem, nem devem, paralisar o cumprimento das tarefas sindicais.

Leia abaixo o artigo.

Persistir na VIA

Enquanto aguardam a convocação de novas manifestações de rua, as direções sindicais dos trabalhadores deveriam cumprir as tarefas decorrentes da estratégia da VIA, que adotaram.

A primeira delas é a subida às bases.

Com a doença assolando a população, com o desemprego, o desalento e a carestia afligindo os trabalhadores, a própria situação dos empregados formais se deteriora e se complica, exigindo pronta intervenção dos Sindicatos.

O controle da aplicação dos protocolos sanitários nas empresas, avanço da vacinação, a conquista de PLRs compatíveis com o ganho empresarial e a qualificação dos empregados, a vigilância sobre o cumprimento dos acordos e convenções e a resistência ao desemprego formam uma pauta mínima de preocupações e de intervenção dos sindicatos ao lado dos trabalhadores.

Outra tarefa é o permanente empenho em garantir o avanço da pauta legislativa dos trabalhadores, em particular a discussão e votação da MP 1.039, aumentando o auxílio emergencial pra R$ 600,00 a todos os necessitados até o fim da pandemia. Este esforço deve ser feito em cada base sindical, procurando os parlamentares locais e em Brasília, pressionando as lideranças partidárias e os dirigentes do Congresso.

Um aspecto importante dessa tarefa é o empenho junto aos governadores e prefeitos, apoiando medidas parciais paliativas e exigindo novas medidas de interesse imediato dos trabalhadores (exemplo: reivindicação do passe livre para os desempregados), bem como auxiliando no processo de vacinação.

Uma terceira linha de tarefas é a solidariedade social, organizada e permanente, que garanta as relações entre os trabalhadores empregados e as populações pobres e necessitadas vizinhas de seus locais de moradia e trabalho.

Nada impede as direções sindicais que, esperando o Godot das manifestações de rua, com seus compromissos de persistir na VIA.

João Guilherme Vargas Netto – Consultor sindical e membro do Diap.

Clique aqui e leia mais opiniões

Conteúdo Relacionado

Lula receberá Centrais dia 29

O presidente Lula não participará do 1º de Maio Unitário das Centrais Sindicais, em São Paulo. Mas receberá CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB,...

Ensino Superior mantém campanha

Os professores da rede privada, ensino Superior, se encontram em campanha salarial. A data-base é 1º de março. As assembleias pra organizar as mobilizações...

Força Sindical confia na idoneidade do Sindnapi

O governo reagiu prontamente ante a constatação de um esquema de fraudes no INSS. Basicamente, as fraudes consistiam na associação unilateral de aposentados e...

CNTA mobiliza contra 6×1

Cerca de 35% dos trabalhadores nas indústrias da alimentação fazem a escala 6x1. Dado foi levantado por Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação...

Engenheiros de SP iniciam Campanhas Salariais

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo realiza a 24ª edição do Seminário das Campanhas Salariais. Nesta quinta, 24, a partir das...