Seguem as reuniões de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação dos Bancos (Fenaban). Em pauta nesta semana, os trabalhadores reivindicaram ao patronal o aumento na Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). Esse é um dos pontos de maior interesse da categoria.

Apesar disso, os banqueiros não apresentaram resposta à reivindicação. A presidenta do  Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva, ressalta que a distribuição do lucro dos bancos diminuiu ao longo dos anos.

“O lucro cresceu acima da remuneração dos bancários. Em 1997, o movimento sindical conquistou 126% de aumento real para a PLR do cargo de caixa, mas no mesmo período o crescimento real dos bancos foi de 359%. Além disso, o percentual de distribuição foi caindo. Eles distribuíam 14% em 1995. Mas, em 2021, distribuíram apenas 6,6%, em média”, afirma.

Agilidade – Com a negativa do patronal em atender às reivindicações dos trabalhadores, Ivone cobra uma resposta. “A próxima negociação acontece dia 11, não temos mais tempo a perder, uma vez que nossa data-base é 1º de setembro. A categoria está mobilizada e não vamos aceitar retrocessos”, enfatiza a presidenta do Sindicato de SP.

Mobilização – O Comando Nacional dos Bancários orienta que todas as entidades, dirigentes e toda a categoria fiquem atentos e mobilizados desde as primeiras horas do dia na próxima segunda (11) e se manifestem nas redes sociais, a fim de pressionar os bancos a aumentar a PLR.

MAIS – Sites dos Bancários de SP e da Contraf-CUT.