17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Frentistas aprovam moções de luta

Data:

Compartilhe:

Terminou sexta (25) o VI Encontro Nacional dos Frentistas, em Brasília, com a aprovação de moções que representam compromissos de lutas da categoria para o próximo período. O evento aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília.

As moções aprovadas rechaçam as tentativas de implantação do self-service nas bombas, a exigência de idade mínima para aposentadoria especial e o combate a todas práticas antissindicais.

Os cerca de 130 de sindicalistas que participaram do Encontro também reafirmaram a luta pela regulamentação da categoria e apontaram a necessidade de ampliar o debate sobre propostas de reforma na estrutura sindical.

Pauta – Durante dois dias (quinta e sexta) foram abordadas questões relacionadas à realidade a categoria, que atualmente é composta por mais de 500 mil trabalhadores em todo o País. Pariticparam dos debates líderanças sindicais, políticas, representantes das Centrais e do Diap.

A regulamentação da profissão, as inovações tecnológicas e as bombas de combustível automatizadas foram alguns temas abordados. Para contribuir nas análises, as mesas trouxeram também especialistas do Diap, das Centrais Sindicais e das assessorias jurídicas de nossas entidades.

Profissão Frentista – Sobre a Regulamentação da categoria profissional dos frentistas, o Encontro decidiu que será encaminhada aos parlamentares federais uma moção pública, pedindo a aprovação da proposta conforme o previsto no Projeto de Lei 3299/2021.

No encerramento, o presidente da Fenepospetro, Eusébio Pinto Neto, celebrou os resultados. “Nossa federação sai mais forte deste debate. Daqui para frente, o objetivo é garantir mais participação da base em todas as decisões importantes para a categoria,” resumiu.

Organizado pelas federações Nacional e Estadual paulista (Fenepospetro e a Fepospetro), o evento, segundo Eusébio, resultou de um trabalho contínuo de parceria com as entidades filiadas. O dirigente diz: “Queremos construir propostas que gerem mais avanços nas lutas da categoria e que, ao mesmo tempo, permitam aprimorar o sistema de gestão da Federação,” ele explica.

DocumentoClique aqui e leia.

Leia também:

Encontro de Frentistas mostra prestígio

Otimismo marca encontro de Frentistas

Para lideranças, Encontro Nacional fortalece lutas dos frentistas

 

 

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....